Eclesiogênese: A Reinvenção da Igreja - Leonardo Boff


Créditos: Alex Bruno

O título deste livro representa um programa da Igreja: Eclesiogênese: a reinvenção da Igreja. Essa reinvenção é feita não a partir da criatividade dos escritórios dos teólogos, dos padres e dos bispos, mas a partir das Comunidades Eclesiais de Base. Como leigos, homens e mulheres assumiam responsabilidades na Igreja e criavam formas novas de comunhão e de serviços. A Igreja não está condenada a ir até o fim do mundo com a atual estrutura, criada ao longo dos séculos, baseada na hierarquia composta só de homens, reservando só para si o uso da palavra e a tomada de decisões sobre todos os assuntos referentes a ela. O autor discute também uma forma diferente de viver a realidade eclesial: forma comunitária, laical, centrada mais na Palavra que nos sacramentos, mais nos serviços comunitários que nos ministérios, mais na ortopráxis que na ortodoxia, com forte participação das mulheres.
O presente livro analisa o conteúdo teológico-eclesial desse fenômeno tão carregado de promessas. Não teme afrontar problemas espinhosos, como em que sentido as pequenas Comunidades Eclesiais de Base podem ou não ser consideradas verdadeira Igreja, que chances possuem de reformar toda a Igreja, em que medida os leigos e as mulheres — atores principais desse tipo de comunidade — podem celebrar a Ceia do Senhor e aceder ao sacerdócio, até o momento reservado exclusivamente aos homens. E ousa lançar as incômodas perguntas: Jesus quis de fato uma Igreja? Que tipos de instituições podem reivindicar-se à vontade d'Ele?

Contas Premium
Compartilhe Este Livro :
 

Copyright © 2012 - 2017. Gospel Book - Resenha de Livros Evangélicos - Website: Equipe Gospel Book - Todos os Direitos Reservados.